Encantos na região da COSTA DOCE




Uma viagem em busca do potencial da região turística da Costa Doce (15 municípios - Chuí, Sta.Vitória do Palmar, Rio Grande, Pelotas, Jaguarão, Piratini, Pedras Altas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Arambaré, Tapes, Barra do Ribeiro, Sertão Santana, Mariana Pimentel, Guaíba em 30 dias).
Uma proposta de desbravar uma região de surpresas e encantos ímpares!
E ... o mais importante, a receptividade dos anfitriões, para dar uma pequena noção das riquezas deste roteiro interessante cada cidade ofereceu sua “prata da casa” já no primeiro dia de roteiro.
Detalhes dos principais momentos de chegada desta “excursão” em cada destino????
CHUÍ recebeu a equipe para o almoço e no La Mariela degustei o melhor pudim de claras do mundo. Depois chegou a hora de render-me ao visual do pôr-do-sol no ponto “mais extremo-sul” do país (ao chegar para o check in no hotel as imagens deste “fenômeno natural” não abandonavam minha mente tamanha a beleza do que vivenciamos enquanto captávamos o encontro entre as águas do oceano e a correnteza da Barra do Chuí). Para finalizar, entre gravações na Avenida Brasil/Uruguay, trocas de entrevistas com rádios e televisões de Montevideo e compras nos free shops, ficamos submetidos ao agradável fenômeno intercultural ponto alto desta região de fronteira.
SANTA VITÓRIA DO PALMAR surpreendeu-nos com um mergulho no mundo da paleontologia em seus museus e, depois da retomada de ar, com outro, nos encantos da Estação Ecológica do Taim (onde o sol nasce, brilha e se põe de forma a parecer que não passou um minuto, pois se vive de um só suspiro enquanto naquelas terras).
RIO GRANDE ofereceu-nos história e gastronomia seguidas de aventura com jipeiros e expedições em ruínas, e para encher o coração dos visitantes nos rendemos a os encantos e ofertamos nossas preces à Iemanjá na praia do Cassino.
JAGUARÃO levou-nos novamente aos momentos de fronteira, encantei-me com as potencialidades gaúchas na Cabanha Os Charruas na criação de cavalos crioulos e na relação histórica com as provas do Freio de ouro. Por fim esta cidade adoçou-nos com as delícias que retratam imagens locais em fotos de açúcar, os doces e o espinhaço de ovelha na panela de ferro me deram o exato sabor deste local que é nosso limite com o Uruguai em Rio Branco.
PIRATINI foi a “presença viva” da história farroupilha. O cenário dos acontecimentos e os personagens interagindo a céu aberto me ‘chamaram’ para reviver momentos determinantes do passado gaúcho. Nesta cidade me senti como se estivesse, em um palco ao ar livre, interpretando minhas próprias origens.
PEDRAS ALTAS recebeu-nos com a hospitalidade de suas aconchegantes pousadas rurais e com a gastronomia campeira baseada em carne de primeiríssima assada na brasa. Andei por campos e propriedades rurais de enorme extensão que oferecem paisagens amplas com beleza a perder de vista.
PELOTAS foi um roteiro impressionante pelo centro histórico de grande valor e pelas águas e belezas da Praia do Laranjal. A experiência nesta cidade é válida pelos contrastes entre o sal e o açúcar que misturam a cultura doceira e a história do charque num agradável clima de passado.
SÃO LOURENÇO DO SUL mostrou-se encantadora na recepção e no café da manhã da Pousada Velho Estaleiro (tudo com toques de “esteja em casa” e feliz), no empreendorismo do novo roteiro “Caminho Pomerano”, nas praias com margens sinuosas e no tour histórico pela lagoa que nos remeteu aos tempos da revolução.
CAMAQUÃ apresentou-nos o comércio regional, as praças e os prédios históricos, mas, encantou realmente a equipe com a magia do Sítio Água Grande (Fundação Barbosa Lessa), o clima deste lugar deixou-me verdadeiramente ‘encantada’ no sentido mais fantasioso que esta palavra pode oferecer, pois ali as quedas d’água são mágicas além de lindas.
ARAMBARÉ abriga um verdadeiro tesouro natural a 2ª maior figueira do estado e recebeu-nos nas belas praias que são verdadeiros recantos de lazer e tranqüilidade.
TAPES apresentou-se como a cidade dos grandes e inúmeros eventos, e, de belezas naturais, do Clube Náutico Tapense e do Camping Pinheirais da Lagoa.
SERTÃO SANTANA levou o Brasil RS através das trilhas de ecoturismo para apreciar as mais interessantes vistas da cidade, e, valeu cada momento com a natureza.
BARRA DO RIBEIRO “exibiu-se” com pontos muito interessantes desde a hospedagem na Pousada Alma Zen, a gastronomia com tradição do Recanto Borguetti e os passeios de barco pelas praias de beleza natural adequadas para esportes náuticos.
MARIANA PIMENTEL apresentou todo o misticismo ao redor da fantástica Pedra Equilibrada que desafia os conceitos mais profundos de gravidade em termos de pedra sobre pedra. Por fim esta cidade mostrou um grande apelo pela preservação da natureza em seus galpões de reciclagem, onde garrafas plásticas são transformadas em arte o ano todo para decorar a cidade.
GUAÍBA foi um tour entre o Sítio Histórico e o Marco Farroupilha em nossa última parada antes de voltar à capital do estado com uma “bagagem” maravilhosa e completamente encantados com a Região da Costa Doce.

Nenhum comentário: