Piratini _ Capital Farroupilha !


Uma viagem pelo encanto e o interesse pela história da primeira capital Farroupilha é o q leva turistas à Piratini, cenário de importantes acontecimentos do Rio Grande do Sul.

Aconteceu a partir do momento em que 48 casais açorianos chegaram às virgens terras e fundaram a capela Nossa Senhora da Conceição ... e ...menos de meio século depois, Piratini ganhou importância ao tornar-se a primeira capital farroupilha.

Andando pela cidade o turista se transforma em personagem e pode vivenciar os fatos da época da revolução a partir do centro histórico que conserva prédios centenários, testemunho dos feitos Farroupilha. Este tour chamado de “Caminho Farroupilha” é a encenação dos principais fatos que marcaram a Revolução e proporciona ao espectador uma volta no tempo. É praticamente um cenário a céu aberto! O passeio apresenta os locais e personagens que construíram uma identidade para o sul do Brasil.
‘ No Palácio da República, nomes como Coronel Bento Gonçalves traçaram a história do Rio Grande!’
‘ A criação de órgãos oficiais para a nova República, fez surgir o jornal “O POVO” sediado na casa onde residia Garibaldi.’
‘A sede do ministério no período revolucionário, abriga hoje o Museu Histórico Farroupilha.’
‘A Casa de Camarinha, residência do primeiro morador da cidade, hoje funciona como secretaria de cultura e turismo.’

Além de respirar história, pode-se também, descansar apreciando uma bela paisagem com ótimas opções de turismo natural, opções de gastronomia e hotelaria, além de locais de próspero e determinado empreendedorismo, como numa fábrica que exporta um dos artigos mais gaúchos, a bombacha ( Shamsa).
Enfim ... posso dizer que visitar esta cidade é como voltar no tempo, mergulhar na história e redescobrir origens! Assim é o ‘pacote’ de emoções que se leva de Piratini.

Nenhum comentário: