PARIS _ Muitas vezes, talvez sempre, mais que ‘apenas’ a cidade luz!

Paris é Paris !! Inquestionável, poderosamente bela e a ‘mais mais’ de todas !!!
Será que eu adoro esta capital francesa???
Hehe
Na dúvida respondo assim:
‘Libertar-se’pelas possibilidades desta bela cidade, coração da França, é como perder-se na história e nos encantos de páginas de livros e em imagens das obras de grandes pintores.
Monumentos que misturam-se harmoniosamente e pontos turísticos que se encaixam uns dentro dos outros ... É um deslumbrar-se que não tem fim!!! Grandes avenidas e pequenas ‘ruelas’. São suspiros e perdas de fôlego subseqüentes. Paris é um encantar-se a cada momento.
Tudo compõe o cenário, pois, quando já estamos ‘infestados’ daquela sensação, daquele ar tão ‘francês’, tudo passa a conspirar a favor do encantamento. Os carros que passam sem perceber que estão incrementando os delírios turísticos do indivíduo que por Paris circula. O próprio parisiense ... O garçom que não retorna a mesa para não atrapalhar sua refeição ( pode parecer desinteressado, mas é francês), o taxista que não pega o passageiro fora do ponto de táxi ( pode parecer inadequado, mas é francês), o atendente que se divide em atenções com outros clientes (pode parecer pouco educado, mas é francês) ... O perfume comprado na Sephora em plena Avenue des Champs_Elysées (pode parecer o melhor do mundo , e, é, pois é francês).
Andar por Paris é uma das grandes aventuras na Europa, até o metrô parisiense consegue ser atrativo ( não conheço nenhum sistema subterrâneo mais prático e fácil). Meus últimos dez dias em Paris foram como se eu já tivesse um mapa da cidade automático em minha cabeça, entrando e saindo do subterrâneo nos pontos e locais certos sem fazer nenhum esforço, tamanha a facilidade de entender a cidade e as indicações (turísticas).
Parar em um sinal e observar os transeuntes significa conectar-se às mais diversas línguas e conhecer os mais diferentes povos ... Entre conversas ( muitas delas não compreensíveis), comentários (alguns dos quais me animei a traduzir mais pelo gestual do que outra coisa) e suspiros em diversos idiomas percebe-se uma ‘absoluta certeza’ : Paris é demais, além da conta, surpreendente, ‘vraiment superbe’!
Seguir uma as vias de água de Paris, coisa das mais simples, deslocar-se pelas margens do Rio Sena, a pé sim, sem luxo algum , parando nos livreiros a procura de uma pérola ... ir de ponte em ponte apreciando os artistas de rua que surpreendem com seus espetáculos autênticos e ímpares ... ou então, acomodar-se num “petit bateau” e deixar-se levar pelo fluxo deste mesmo rio enquanto seus olhos quase não dão conta das belezas que se acumulam nas margens, uma após outra, sem trégua.
E ...
Le grand moment!!! Uffeee !! Mon Dieu!! La Tour Eiffel em seus mais de 300 metros de beleza, é a verdadeira Grande Dama Parisiense.
Não importa se você está no alto, abaixo, ou, num dos pés da torre, ela é com certeza a mais bela vista, pois fala por si. Paris é bela se vista do alto da torre... mas a torre é igualmente bela vista em si. Eu particularmente tenho uma sensação de poder e absoluta segurança ao estar ao lado de tão forte e imponente estrutura, frágil talvez apenas em sua elegância. Sentar-se num bistrôt em um dos diversos pontos de Paris de onde se pode ver a fantástica estrutura metálica ( talvez a mais charmosa e imponente trama de ferro do mundo) se acender ao cair da noite, pedir um cálice de vinho acompanhado de um croissant e esperar o espetáculo começar. É ímpar!!! Somente Paris oferece esta cena tão ‘francesamente única’.
Mas a cidade (que mais gente estranha recebe em todo o mundo) tem mais, bem mais. Ir a Paris e não entrar e sair de catedral do corcunda, várias e várias vezes , não é ir até lá. Notre Dame de Paris, ‘la plus belle cathédrale’. A beleza mais ‘rústica’ que meus olhos já viram. O eco no interior da edificação grita anos e anos de fé, as pedras perfeitas, frias e sólidas na altura das cúpulas orientam para uma perfeição impossível sem a engenharia atual (surreal para o século 12). Enfim ... esta visita exige que o turista extasiado, ao sair do interior da imponente obra, sente-se nos jardins que cercam a catedral e beba de água pura e saborosa nas fontes naturais que incrementam o espaço.
Plus ... encore... A Avenida dos Campos Elíseos, La Champs-Elysées, tem todo o mérito da mais bela avenida do mundo simplesmente por acolher pontos de beleza ímpar e de peso histórico como o Arc de Triomphe, a Place de La Concorde, o Le Grand Palais... e as diversas lojas, cafeterias, restaurantes e ruas que confluem para ela atribuindo-a ainda mais valor.
Bien... Falar que Paris é uma cidade preparada para o turismo, pronta para a demanda, equipada e dedicada a esta atividade, seria chover ( mais um dos charmes da capital francesa) no molhado sendo que a ‘ville’ mais visitada do mundo não poderia funcionar diferente.
E apenas para ‘lembrar o inesquecível’:
A Praça Charles de Gaulle abrigando o Arco do Triunfo ... Montmartre o bairro boêmio da cidade que ainda se anima com a presença de artistas pelas ruas, famoso pelo seus cafés, estúdios e nightclubs (como o Moulin Rouge)... A Basílica do Sacré Coeur no ponto mais alto da cidade, topo da montanha de Montmartre ... La Défense o ponto mais futurístico de Paris abriga um fantástico centro financeiro (não se pode deixar de visitá-lo na hora do ‘pique’, é estonteante conferir o entra e sai dos executivos no metrô) ... Centro Georges Pompidou, arte é tudo por lá... O Museu de Orsay, a antiga estação de trem que hoje reúne a arte impressionista ... Saint-Germain des Prés para tomar um café com as lembranças existencialistas de Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre... O Museu do Louvre que dispensa qualquer comentário além de abrigar a Mona Lisa...
E assim ficaría viajando por Paris a vida toda!!!
Alguma dúvida ainda do quanto eu amoooo a Cidade Luz??

Nenhum comentário: